terça-feira, 9 de setembro de 2008

FUSÃO | ESPAÇO CUCA + LADO C

A palavra fusão é utilizada tanto em processos físico-químicos , como na montagem de um filme, como nas relações políticas, como em processos gerais de mistura, toda vez que se deseja passar, mudar de um "estado de coisas" para outro . Em outras palavras, é um estágio da transformação, mola mestra da cultura brasileira.

A 6ª Bienal de Arte e Cultura da UNE irá promover em 2009 a fusão de dois espaços separados em edições anteriores do festival: o Espaço CUCA – Centro Universitário de Cultura e Arte da UNE e o Lado C (comunidade). O primeiro, espaço alternativo da Bienal, destinado à mostra das produções dos CUCA's, uma rede nacional de juventude de Pontos de Cultura. O segundo, promovia a interação dos participantes da Bienal com as comunidades locais, através da visita programada a diversos outros Pontos de Cultura, centros de referência em produção e valorização da cultura nacional.

Mas, o quê significa esta fusão?

Passagem de tempo, mudanças, alianças, políticas públicas, misturas, tudo isso e mais: movimento e transformação. Essa é a nossa fusão, como movimento transformado em novo movimento, mais forte, numa rede de juventude melhor alinhavada.

Nossa fusão Espaço CUCA – Lado C irá ter uma duração de cinco dias na Bienal, mas na realidade já começou. Em todo o país os CUCAS se organizam e começam a realizar essa interação entre as Universidades com os Pontos de Cultura ou, do saber acadêmico e os saberes populares, através do Pontão de Cultura Roda Rede dos CUCA's da UNE.

CULTURA E JUVENTUDE

Em 2009 não seremos mais os mesmos e ainda seremos os mesmos, pois é característica da fusão manter elementos da composição anterior dentro da nova criada, potencializando esses elementos num novo corpo.

Faz parte também desse movimento o Estado, que no ínterim entre a 5ª e a 6ª Bienal de Arte e Cultura da UNE, 2007 e 2009, fomentou ainda mais a organização de diversos movimentos sociais criando espaço de debates, fóruns e comissões nacionais deliberativas

O Espaço CUCA então mergulhará nas Raízes do Brasil, tema desta Bienal, através da mistura, da fusão de ritmos, cores, sabores e opiniões na formação e sentido do povo brasileiro; mas também através da solidificação da interação entre políticas públicas para a cultura e para a juventude.

foto: lado c | lapa 2007


Justificativa

As Bienais da Une sempre foram um referencial no que diz respeito a produção da juventude universitária brasileira. Nesta versão este panorama se amplia, na medida em que a 6ª Bienal da UNE aceitará propostas de estudantes secundaristas, ampliando o raio de conhecimento da produção estética jovem em todo o território brasileiro. Vale dizer também que em 2009, concomitante a Bienal, será realizada a I Trienal Latino Americana de estudantes, em parceria coma OCLAE – Organização Latino Americana e Caribenha de Estudantes, assim construiremos um ambiente mais amplo e melhor representativo dos anseios culturais da juventude.

Desta forma nossa intenção é construir um fórum deliberativo entre as organizações de juventude brasileiras pautado nas resoluções da I Conferência Nacional de Juventude, relativas à Cultura sendo elas:

Resultado do Momento Interativo

Prioridades da Conferência Nacional de Juventude

  • Fortalecimento institucional (3ª, 531 votos) | Aprovação pelo Congresso Nacional do marco legal da juventude: regime de urgência da PEC n.º 138-B/2003, Plano Nacional de Juventude e Estatuto dos Direitos da Juventude PL 27/2007.
  • Cultura (9ª, 453 votos)| Criação, em todos os municípios, de espaços culturais públicos, descentralizados, com gestão compartilhada e financiamento direto do estado, que atendam às especificidades dos jovens e que tenham programação permanente e de qualidade. Os espaços, sejam eles construções novas, desapropriações de imóveis desocupados ou organizações da sociedade civil já estabelecidas, devem ter condições de abrigar as mais diversas manifestações artísticas e culturais, possibilitando o aprendizado, a fruição e a apresentação da produção cultural da juventude. Reconhecer e incentivar o hip hop como manifestação cultural e artística.
  • Cultura (17ª, 283 votos) | Estabelecimento de políticas públicas culturais permanentes direcionadas à juventude, tendo ética, estética e economia como pilares, em gestão compartilhada com a sociedade civil, a exemplo dos Pontos de Cultura, que possibilitem o acesso a recursos de maneira desburocratizada, levando em consideração a diversidade cultural de cada região e o diálogo intergeracional. Criação de um mecanismo específico de apoio e incentivo financeiro aos jovens (bolsas) para formação e capacitação como artistas, animadores e agentes culturais multiplicadores
  • Cultura (22ª, 247 votos) | Estabelecimento de cotas de exibição e programação de 50% para a produção cultural Brasileira, sendo 15% produção independente e 20% produção regional em todos os meios de comunicação (TV aberta e paga, rádios e cinemas). Valorização dos artistas locais garantindo a preferência nas apresentações e prioridade no pagamento. Entender os cineclubes como espaços privilegiados de democratização do áudio visual.

Desta forma dentro do evento, onde jovens de todo o território brasileiro irão apresentar suas peças, músicas, obras visuais, vídeos e pesquisas, construiremos um fórum entre representantes de cultura do CONJUVE - Conselho Nacional de Juventude - e dos representantes do CNPC - Conselho Nacional de Pontos de Cultura, para propor medidas a curto e médio prazo, no intuito de fortalecer as decisões da Conferência Nacional, citadas acima, além de medidas de implantação das mesmas em parceria com as Instituições da sociedade civil e do Estado.

Cronograma do espaço CUCA para a VI Bienal da UNE:

DIAS: 21 A 23 - 9h/12h – Oficinas

DIAS: 21 A 23 - 12h/14h – Mostra de Música Universitária (gravação ao vivo)

DIAS: 21 A 23 - 14h/17h – Debates

DIAS: 23 A 24 - 18h/20h – Mostra Convidada

DIA: 24 – 09h/12h – Visitas aos Pontos de Cultura

Dia 23 – 10h/12h – Fórum juventude e cultura com os representantes da Comissão Nacional de Juventude e Comissão Nacional dos Pontos de Cultura

Um comentário:

Tássio Ferreira disse...

Gostaria de saber a respsito das OFICINAS, horários, locais, informações mais precisas.