segunda-feira, 1 de dezembro de 2008

"Orquestra de Atabaques" - O Sagrado e o Profano no Espaço CUCA da 6a Bienal de cultura da UNE

Cia. Opaxorô


O espetáculo "Orquestra de Atabaques", da Cia. de Dança Opaxorô, tem como proposta cênica mostrar os aspectos sagrado e profano do instrumento, e vai aquecer a programação do Espaço CUCA na 6a Bienal de Cultura da UNE, entre 20 e 25 de janeiro de 2009, em Salvador.

Com elenco formado por 45 integrantes entre dançarinos e músicos o espetáculo tem duração de pouco mais de uma hora e é composto por 12 atos. No palco, a Cia fará um Xirê (evocação) que vai de Exu a Oxalá, com músicas populares reverenciando as divindades africanas. As canções serão acompanhadas por instrumentos de corda, a exemplo do violoncelo que em harmonia com a percussão dos atabaques darão o ritmo da apresentação.

O espetáculo "Orquestra de Atabaques" é uma apresentação envolvente que une o sagrado e o profano entorno do atabaque, como explica o diretor musical da montagem, Ubiratan Assis. "O espetáculo tem como proposta cênica a valorização da cultura afro-brasileira, tendo como foco central o atabaque, que é um instrumento percussivo rico em sonoridade na música baiana, e como elemento sagrado dos rituais litúrgicos do candomblé".

Para compor o repertório Ubiratan conta que foram pesquisadas canções que evidenciam os orixás. Ao todo a Cia selecionou 20 músicas populares, entre elas cinco lendas que contam a história dos orixás Exu, Ossaim, Oxumaré, Logun Edé e Nanã.

O atabaque – As cerimônias litúrgicas do candomblé são acompanhadas por três atabaques, Rum; Rumpi e Lê. Este conjunto é essencial para a evocação dos orixás. Os toques repicados pelos atabaques identificam a nação das casas de candomblé e dão o compasso para as danças das divindades africanas. O atabaque é uma variação dos tambores encontrados em escavações em sítios arqueológicos do continente africano, confeccionados há 6 000 A.C.

A Cia Opaxorô – A Cia Opaxorô é fruto do trabalho artístico desenvolvido na Apae Salvador ao longo desses 40 anos. O grupo tem em seu currículo grandes espetáculos que mesclam o uso da dança e da música, entre eles, Bahia Cantos e Encantos, Contando Histórias e Filhos da Bahia. A Opaxorô atua sob a ótica inclusiva, cuja formação integra jovens com deficiência mental e oriundos da comunidade atendidos pelo Projeto Arte Viva, que desenvolve oficinas de arte-educação.


--
Paula Damasceno
Coordenadora do CUCA da UNE Bahia
Coordenadora do Espaço CUCA - Cultura e Juventude da 6a Bienal de Cultura da UNE
71 3283 7688
71 9953 5087

Nenhum comentário: